Segunda-feira, 28 de Abril de 2008

Doenças causadas pelo sal

                                                                     Comida sem sal realmente não tem graça. Pelo menos é o que diz a grande maioria. Mas apesar de ser ingrediente fundamental na culinária, o consumo em excesso pode trazer vários problemas para a saúde, principalmente complicações cardíacas, renais e hipertensão. Os especialistas indicam ingerir sal com moderação e nunca adicionar sal à comida, já pronta, que vai à mesa. Portanto, é melhor nem ter um saleiro por perto na hora das refeições.

O problema maior do sal, porém, é o sódio presente em sua composição (40%) e em muitos produtos industrializados como pães, cereais, queijos, bolachas, embutidos (lingüiças) e conservas em geral. O consumo exagerado de sal de cozinha, sal de mesa ou cloreto de sódio faz com que o organismo retenha mais líquidos e, conseqüentemente, aumente de volume, elevando a pressão sangüínea e sobrecarregando o coração. A hipertensão, por sua vez, é uma das principais responsáveis por infarto e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros males.

O problema aumenta com o passar dos anos, pois quanto mais velhos nos tornamos menos capacidade temos de eliminar o sódio e perdemos a elasticidade dos vasos sangüíneos. É por isso que os idosos devem tomar ainda mais cuidado com o sal.

Segundo o nefrologista Andrei Medeiros, o consumo diário de sal por pessoa não deve ultrapassar 6g. Porém, consome-se muito mais que isso, pois, além do sal das refeições ainda há um consumo oculto — inclua aí salgadinhos, pipoca, amendoim, enlatados e outros produtos industrializados que fazem a festa de muita gente na hora do lanche. “Quanto menos salgada a comida, mais saudável ela é”, diz o médico.

 

publicado por Rui Jorge às 21:03
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30

.posts recentes

. Doenças causadas pelo...

. Alguns provérbios sobre o...

. ...

. Como funciona uma salina

. O que são as salinas...

. Conservação do Sal

. História do Sal

.arquivos

. Abril 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds